Acadêmicos Eméritos

Argemiro Chaves da Silveira

Cadeira 01 – 2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia – ENA, Rio de Janeiro, em 1961. Técnico em diversas empresas. Diretor de Técnicas Agrícolas do Vale Rio-Agroindústria Álcool Química do Rio Grande S/A. Diretor Presidente da Produzir – Projetos, Construções e Assistência Técnica Ltda., Recife, Pernambuco. Viagens de estudos e observação à África do Sul; Kibutz da Região de Sharon em Israel, SSP- Agricultural Services, Inglaterra; 10º Distrito de Rego de Culiacon, México; Usina Casa Grande, Peru; Breton SPA – Castelo Godejo, Itália. Tomou posse na cadeira 01 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica em 31 de maio de 2009, substituindo o acadêmico Paulo Ernani de Araújo, falecido em 15 de outubro de 2008. Passou para emérito da APCA em 2019.

Giovani Carício Caldas

Cadeira 03 – 2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP, em 1960. Iniciou seus trabalhos como Pesquisador no Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA na Estação Experimental do Cedro, em Vitória de Santo Antão, PE, desenvolvendo atividades ligadas à alimentação e nutrição de bovinos em confinamento, bem como seleção de variedades de mamoeiro caiano. Foi pioneiro no uso de irrigação por microaspersão em hortaliças. Destacou-se no cultivo de clones nucelares em citricultura. Teve participação ativa na introdução de cultivares de sorgo, milho, milheto e soja. Chefiou a Estação Experimental do Cedro no período de 1964 a 1988. Ministrou aulas de Botânica na Faculdade de Formação de Professores de Vitória de Santo Antão – PE, no período de agosto de 1975 a junho de 1980. Destacou-se como Diretor-Geral, com dois mandatos na Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE, de outubro de 1992 a outubro de 2000, onde deixou implantada uma Escola Profissionalizante dentro de moldes atualizados. Recebeu prêmios e honrarias. Tomou posse na cadeira 03 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2001, substituindo o acadêmico Diógenes Cabral do Vale, falecido em 23 de outubro de 2000. Passou para Emérito da APCA em 2016. É também Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA.

Paulo Klinger Tito Jacomine

Cadeira 05 – 2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1957) e é Livre Docente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (1974). Atualmente é Professor Sênior da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Participou de dois Workshops Internacionais de Classificação de Solos no Brasil, respectivamente em 1977 e 1986. Participou do Workshop Internacional de Classificação de Solos (Andossolos) no Chile e Equador em 1982. Foi agraciado com o Prêmio Antônio Carlos Moniz da SBCS em 2009 durante o Congresso Brasileiro de Ciência de Solo realizado em Fortaleza. Tem vasta experiência na área Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Solos tropicais, Pedogênese, Relações Solo-paisagem, Solos coesos dos tabuleiros costeiros da região Nordeste do Brasil, Levantamento de solos e sua interpretação para fins agrícolas e ambientais. Participou da organização do Zoneamento Sócio-econômico-ecológico do Estado de Mato Grosso. Participou do estudo dos Solos das Ilhas Oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade. Recebeu homenagens. Tomou posse na cadeira 05 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2016, em substituição ao acadêmico Osvaldo Martins Furtado de Souza que faleceu em 15 de setembro de 2014. É membro efetivo do Comitê Executivo Nacional de Classificação de Solos para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos SiBCS. O acadêmico Paulo Klinger passou para Emérito da APCA em 2017. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0956738027001464.

Pedro Rodolfo Filho

Cadeira 07 – 2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 1969. Participou do Curso Fitogeografia e Ecologia no período de agosto a setembro de 1968 e, em 1969, do Curso Implantação e Manejo de Pastagens, assim como do Curso Tecnologia da Fabricação do Açúcar e do Álcool, todos promovidos pela UFRPE. Participou dos Seminários GRID de Desenvolvimento Gerencial Consultoria de Ciência Social CONCISA, Salvador, BA, em 1975; Participou também do Seminário sobre o SISAL em 1976; Modernização Administrativa, promovido pela Fundação Getúlio Vargas/Escola Interamericana de Administração Pública do Rio de Janeiro, em Natal, 1976. Participou do Curso Básico de Defesa Sanitária Vegetal M.A.- DNPV-DDSV-DEMA/PE em Belém, 1976 e do Treinamento na área de Defesa Sanitária Vegetal, no Instituto Biológico de São Paulo,1977. Participou do Curso de Auditoria Técnico-Fiscal e Operacional do VIGIAGRO – Vigilância do Trânsito Internacional, no período de 04 a 09 de dezembro de 2006. Foi Supervisor Regional do Plano de Melhoramento e Manejo do Gado Leiteiro em Pernambuco – M.A./PLAMAM-PE; Chefe do Posto Agropecuário de Correntes – PE/Produção de sementes Básicas, no período de 1973 a 1975. Delegado Federal de Agricultura substituto, no período de 1975 a 1984. Coordenador da Implantação da Estação Fitossanitária de Glória de Goitá. Diretor da Divisão de Apoio Administrativo da DIAD/DFA/PE. Chefe do Laboratório de Apoio Vegetal para a Região Nordeste – MA – LAV/NE, no período de 1982 a 2005. Tomou posse na cadeira 07 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 2006, em substituição ao acadêmico João Baptista Oliveira dos Santos que faleceu em 2004. Atualmente é Fiscal Federal Agropecuário da Vigilância do Trânsito Internacional do Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife/PE e Chefe Substituto da Vigilância Agropecuária em PE – VIGIAGRO/PE.

Rosa de Lima Ramos Mariano

Cadeira 08 – 1º Acadêmico sucessor

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 1974. Mestrado em Microbiologia Agrícola, Área de Fitopatologia, na Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Fitopatologia na University of Georgia em 1986. Professora do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e Pesquisador Nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados. Atua na área de Fitopatologia, com ênfase em Fitobacteriologia e Biocontrole de doenças de plantas. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Acidovorax citrulli, Pectobacterium carotovorum subsp. carotovorum, Ralstonia solanacearum, Xanthomonas spp., X. campestris pv. viticola, diversidade, biocontrole, PGPR, Bacillus spp. e bactérias endofíticas, epidemiologia, mancha aquosa, murcha bacteriana, podridão mole, cancro bacteriano da videira, Cucumis melo, Vitis spp., Solanum lycopersicum, Capsicum annuum, Lactuca sativa, Brassica pekinensis. Tomou posse na cadeira 08 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1994, substituindo o acadêmico fundador João de Vasconcelos Sobrinho que faleceu em faleceu no Recife em 28 de abril de 1989. É também membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2104595845324620

Ronaldo Gonçalves Lins

Cadeira 09 – 1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura – ESAP, em 1951. Curso de Pós-Graduação de Master of Science, em Agronomia na Louisiane State University, Baton Rouge, La USA (1952/1954). Especialização em Engenharia Agrícola pela University of Clemson, South Carolina, USA (1958/1959). Passou para a categoria Emérito da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA em 2009. Iniciou suas atividades de Magistério como Instrutor de Ensino da Cadeira Mecânica Agrícola da ESAP. Professor Adjunto, em 1973. Aprovado no Concurso para Professor Titular do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE, em 1990. Desempenhou as funções administrativas de Coordenador, Diretor de Departamento, Assessor de Ensino de Graduação, Representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário, assumindo algumas vezes o cargo de Reitor. Presidente da Comissão Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, Membro Titular da Comissão Julgadora para provimento do cargo de Professor Titular da Disciplina Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura de Piracicaba da USP. Participou de encontros, seminários e congressos, apresentando trabalhos na área de seu conhecimento no Brasil e nos Estados Unidos. Como Engenheiro Agrônomo, desempenhou suas atividades na empresa SANBRA – Assessor da Gerência do Gerente Regional da Allis Chalmers. Recebeu diversas honrarias. Tomou posse na cadeira 09 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2001, substituindo o acadêmico fundador Moacyr Britto de Freitas que faleceu em 15 de setembro de 1999. O acadêmico Ronaldo Lins passou para emérito da APCA em 2009.

Maria Menezes

Cadeira 11 – Acadêmico fundador

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (1960), mestrado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (1972), doutorado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (1977) e pós-doutorado pela University of Georgia – usa (1985). Professor credenciado da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Lecionou as Disciplinas de Fitopatologia I e II; Controle Fitossanitário; Patologia de Sementes e Micologia. Coordenadora do Mestrado de Fitossanidade da UFRPE; Supervisora da área de Fitossanidade do Departamento de Agronomia da UFRPE.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Milho, Helminthosporium Carbonum, Resistencia. Chefe da D.D.S.V da Secretaria de Agricultura do Ceará; Diretora do Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura do Ceará. Membro da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, posteriormente, passou para emérita em 2011. Membro Assessor do Comitê de Agronomia do CNPq de 1999/2002. Recebeu importantes méritos e honrarias, entre eles o Título de Doutora Honoris Causa da UFRPE em 06 de novembro de 2008. Autora de importantes e inúmeros trabalhos de reconhecido mérito agronômico. Tomou posse na cadeira 11 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmica fundadora. Passou para emérita da APCA em 2011. Maiores detalhes poderão ser obtidos na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3390274837558084.

Antônio Fernando de Souza Leão Veiga

Cadeira 19 – Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco – ESA da UFRPE, em 1964. Mestre e Doutor em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba/SP entre 1970 e 1985. Professor Assistente da Escola Superior de Agricultura – ESA da UFRPE, Departamento de Agronomia, Área de Fitossanidade, de 1972 a 1984. Professor Adjunto da UFRPE, Departamento de Fitossanidade, de 1985 a 1993. Professor Titular, Departamento de Biologia, a partir de 1993. Lecionou as Disciplinas de Pragas das Plantas Cultivadas I e II, Entomologia Florestal, de 1974 a 1977. Mestrado em Fitossanidade da UFRPE, Entomologia Agrícola, Princípios e Métodos em Entomologia, a partir de 1976. Sistemática de Insetos. Supervisor da Área de Fitossanidade DEPA/UFRPE. Coordenador do Curso de Mestrado em Fitossanidade CMS-F de março de 1991 a maio de 1993. Chefe da Seção de Fitossanidade do IPA, de 1970   a 1976. Pesquisador Assistente N 7 do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco – IPA. Recebeu diversos méritos e honrarias. Autor de vários trabalhos publicados em Revistas e Jornais Científicos. Presidente do Congresso Nacional de Entomologia, realizado em Recife/PE. Tomou posse na cadeira 19 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, como acadêmico fundador, em 31 de maio de 1984. Passou para emérito em 2019.

Celso Muniz de Araújo

Cadeira 27 – 1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em 1959. Matemático pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, também em 1959. Especialização em Engenharia de Irrigação, no Estado de Israel de 1963 a 1964. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em 1970. Pecuarista. Atua na Agropecuária com pecuária caprina e ovina nas Fazendas Várzea Alegre, no município de Barra de Guabiraba/PE e na Fazenda de Pitombas, no município de São Sebastião de Umbuzeiro/PB. Industrial da Construção Civil, Titular e Sócio Majoritário do Grupo CM. Tem sede dos seus negócios na Cidade do Recife e suas principais atividades econômicas no Estado de Pernambuco. Diretor-Presidente da Imobiliária CM Ltda., fundada em 1975. Construtora Muniz de Araújo Ltda., fundada em 1989, que se constitui uma Empresa Construtora e Incorporadora de prédios residenciais e comerciais (imóveis para venda) e atua predominantemente no estado de Pernambuco. Proprietário do Shopping Center Boa Vista, localizado na zona central da Cidade do Recife, na Av. Conde da Boa Vista, às Ruas José de Alencar e Rua do Giriquiti, inaugurado em 1968. Empresarial Trade Center Ltda., Shopping Center e Edifício Empresarial, inaugurado em 1999, localizado na Av. Rosa e Silva, Aflitos, Recife/PE. Esteve Presidente eleito durante 5 mandatos da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Biênios: 2003/2005, 2005/2007, 2007/2009 e 2009/2011 e 2011/2013. Esteve Primeiro Secretário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Nordeste. Ex-Diretor da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco. Recebeu inúmeras honrarias. Tomou posse na cadeira 27 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2012, como acadêmico titular, em substituição ao acadêmico fundador Izaias Vasconcelos de Andrade que faleceu em 04 de janeiro de 2010. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA.

José Antônio Aleixo da Silva

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, 1975. Especialização em Silvicultura pela UFRPE, 1975. Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, 1977. Doutor em Biometria e Manejo Florestal pela University of Georgia, 1986. Post-doc e Professor Visitante da University of Georgia, 1991-1993. Post-doc e Professor Visitante da Technische Universität Berlin, 2012-2013. Professor Titular do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE. Orientador, coorientador e professor em programas de pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais e Biometria e Estatística Aplicada da UFRPE, e Mestrados Profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, 1999-2005. Membro do Conselho da SBPC, 2005-2009. Membro da Diretoria da SBPC, 2009-2017/2017-2021, onde coordena o grupo de trabalho sobre o Código Florestal. Membro do Conselho Nacional de Florestas – CONAFLOR/MMA, do Conselho Consultivo do Nordeste no MCTI, 2010-2016, do Conselho Externo da Embrapa Florestas, do Conselho Administrativo do ITEP, 2013-2015 e pesquisador/consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da CAPES. Diretor de Programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e Coordenador do Programa Pernambuco Verde, 1996-1997. Tomou posse na cadeira 29 como membro titular da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 12 de junho de 2012, substituindo o acadêmico, Antônio Ribeiro Godoy, que faleceu em 05 de dezembro de 2011. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Presidente da Academia Pernambucana de Ciências, 2018-2020, Sócio Benemérito da Associação Pernambucana de Engenharia Florestal. Revisor de trabalhos científicos e membro de conselhos editoriais de revistas científicas no Brasil e no exterior. Consultor de fundações de pesquisa de Estados do Brasil. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Editor/redator do jornal eletrônico “Notícias da SBPC/PE”, 1999-2019, e atualmente do Jornal Eletrônico da Informes da APC/SBPC-PE. Homenageado no II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal com a Comenda Walter Bitterlich. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 1C. Membro do Consórcio do Nordeste e Coordenador do Subcomitê de Modelagem Matemática do Corona Vírus. http://lattes.cnpq.br/5674098794412714

Emídio Cantídio de Oliveira Filho

Cadeira 30 – Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE (1973), Mestre em Ciências do Solo e Água pela University of California, Davis (1977) e Doutor em Ciências do Solo pela University of California, Davis (1982). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (1991-1995) e Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, por dois mandatos consecutivos (1995-1999 e 1999-2003). De 2007 a 2012, esteve Diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação do Ministério da Educação (MEC). Participou como membro da comunidade acadêmica, do Conselho Superior da Capes (2002-2007), e do Conselho Técnico de Acompanhamento e Avaliação do INEP (2006-2008). Professor Adjunto IV e Assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Assessor para o Desenvolvimento da Qualidade dos Programas de Pós-Graduação de várias Universidades do Norte e do Nordeste. Recebeu diversas homenagens e honrarias. Tomou posse na cadeira 30 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2006. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Passou para Emérito da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 2014. Maiores detalhes poderão ser obtidos na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194251845202408